top of page

COORDENADOR DE MINISTÉRIO INFANTIL (CAMPO OU CONGREGAÇÃO), POR ONDE COMEÇAR?

  • Foto do escritor: Nelson e Andréia Duarte
    Nelson e Andréia Duarte
  • 22 de set. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de set. de 2020





Miss.Andréia M. Duarte,


Cada ministério infantil, cada congregação, cada igreja tem as suas individualidades e suas peculiaridades.

Umas pertencem da zona mais rural, outras estão na cidade. Umas são pequenas, outras são grandes, mas tem um número pequeno de criança ...



Se tratando de campo, uns tem dez congregações, outros tem 30, outros tem 60 ...

Deus vai lhe dar sabedoria, seja qual for o tamanho do trabalho que Ele está entregando nas

Suas mãos.

Mas por onde eu devo começar?

Realmente a gente fica muito perdido no primeiro momento, e a primeira coisa que a gente

Pensa é nas festividades, uniformes, decoração ...

Mas pensar assim está errado? Claro que não porque no começo a gente fica com a

mente embaralhada mesmo, porém você precisa dobrar o joelho e pedir orientação do Senhor, para que Ele te oriente quais os primeiros passos a tomar

Depois de orar, a primeira coisa a ser feito é pegar um caderninho que você pode até decorá-lo e começar a escrever tudo aquilo que está na sua mente, até as coisas mais absurdas.

É tão bom fazer isso, porque quando chegar lá no final do ano, você vai olhar aquele caderninho e vai ver que muita coisa escrita ali, você conseguiu realizar e outras não passaram de expectativas, coisas que só vieram a mente porque você ainda não conhecia o trabalho.

A primeira vez que eu coordenei e fiz meu caderninho, errei muito, só Deus mesmo para poder corrigir as minhas falhas pela falta de experiência e Ele faz isso.

Depois de orar é você analisar a situação, É preciso conhecer o que Deus colocou nas suas mãos.

Se você é coordenador geral de campo, você precisa conhecer:

As congregações:

-Quantas congregações tem.

-Nome do Pastor, contato e a quanto tempo o Pastor está pastoreando a igreja:

É preciso saber o nome de cada Pastor, seu contato, pois você precisará entrar em contato com ele muitas vezes durante o ano.

É importante conhecer o tempo que esse Pastor está pastoreando está igreja e o que já foi feito em sua gestão no ministério infantil, você terá noção se ele é ou não comprometido com as crianças.)

-O tamanho físico e o número de membros e crianças:

Essas informações facilitarão você fazer um planejamento adequado, baseando em geral no campo)

-Se tem ministério infantil (Muita congregação não tem líder infantil, as vezes a própria esposa do Pastor assume essa liderança por não ter outra pessoa)

-O nome e contato dos líderes de cada ministério infantil de congregação do campo.

É importantíssimo essas informações, pois você terá que estar em contato direto com elas, aliás um líder infantil de campo, trabalha mais na coordenação dos líderes infantis da congregação do que com as crianças;

-As programações do ministério infantil nessas congregações.

Tem Escola Bíblica Dominical? Tem culto infantil? Se tem, com que frequência é realizado? É realizado a EBF, nas férias? As crianças participam do culto na igreja ou vão para salinhas? Quando se tem uma programação na sede , as crianças participam ? São algumas das informações que você precisa obter de cada congregação.

-SE VOCÊ É COORDENADOR DE UMA IGREJA.

-Quantas crianças tem na igreja.

É importante saber quantas crianças Deus entregou em suas mãos, quantas

-O nome e contato de cada pai .

É preciso ter o contato dos pais, e fazer a primeira ligação, mesmo se tiver 100 crianças, não importa, são as crianças que Deus entregou nas suas mãos, então é preciso conhece-las o máximo possível. E também ter o contato dos pais para eventuais comunicados e emergências.

Ao conversar com os pais, seja por telefone ou pessoalmente, deve-se fazer uma pequena apresentação de si mesmo, oferecendo ajuda caso necessário, dando-lhes o número de contato.

Perguntas devem ser feitas, como por exemplo, a idade dos filhos, se frequentam regularmente a igreja, se estão matriculados na escola bíblica, caso a igreja tenha. Se participam das programações infantis ...

Lembrando que estas perguntas, devem ser feitas de forma descontraída em meio a conversa. Deixa os pais a vontade tirar alguma dúvida. E não lhes informe nada, nesse primeiro contato sobre os seus planos em relação ao ministério infantil, já que você ainda não os fez e nem teve a aprovação do seu pastor. Informe que em breve eles serão comunicados sobre a programação do ministério infantil para aquele ano.

VEJA O QUE FOI FEITO PELO LÍDER ANTERIOR E O QUE PODE TER UMA CONTINUAÇÃO.

-Não somos políticos, na política é que se tem as vezes o costume de não dar continuidade ao trabalho que o outro que administrava antes de nós estava fazendo. Muitas coisas e eventos podem continuar, principalmente se falando em relação as crianças.

Lembramo-nos do que a Bíblia nos diz a esse respeito em 1ª Coríntios 3;6

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

Algumas coisas que devemos ter cuidado:

-Ao conversar com os Pastores e líderes de congregação:

Tenha cuidado com as reclamações da coordenação interior, das reclamações de líderes de ministério infantil a respeito de seu pastor congregacional.

Às vezes isso acontece, e é muito delicado. Procure ouvir, mas não de motivos para que esse tipo de assunto prolongue. Ouça educadamente, procure usar palavras de incentivo, sempre colocando o agir de Deus.

Nunca diga que a sua coordenação será melhor, porque ...

Não devemos jamais nos promover à custa dos erros da coordenação passada.

A mesmo pode acontecer se você vai coordenar uma congregação. Os pais e até mesmo o Pastor podem querer ficar apontando os erros do líder anterior. Isso muitas vezes acaba atrapalhando-nos, pois se não tivermos cuidado já vamos ficar envaidecidos de uma coisa que nem começamos prejudicando na nossa dependência de Deus, além disso, corremos o risco de ao invés de inovarmos, apenas passarmos o ano tentando fazer melhor que a administração passada.

Creio que a essa altura, a primeira filha de seu caderninho já está cheia.

Então é hora de organizar todas essas informações, para que você possa acessa-las quando precisar.

Esperamos em Deus que você faça uma abençoada coordenação, que você possa realmente alcanças os objetivos que Deus colocou em seu coração.

Pode até parecer complicado, mas se formos organizados e dependermos de Deus, tudo vai dar certo.

Tenha coragem, Deus conta com você.

Agora é hora de dar o próximo passo, mas deixaremos esse assunto para um próximo post.

Esperamos que essas dicas tenham sido uteis para você,

Você pode ver um vídeo com todas estas dicas e muito mais no vídeo acima.

E não se esqueça: Quem ganha uma criança para Cristo, salva uma vida inteira.

A paz do Senhor Jesus.



Comentários


bottom of page